822 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
Nos Estados Unidos, a clonagem de voz tornou-se uma realidade, com casos como o de Mia Dio, que usou a tecnologia para desmascarar o namorado. No Brasil, essa tecnologia lança dúvidas sobre o afastamento do juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba, após um telefonema suspeito.
Appio foi afastado após a filha de Sergio Moro gravar uma ligação onde uma voz, semelhante à de Appio, fazia uma brincadeira. A veracidade dessa voz é questionada, especialmente considerando que semanas antes, um representante de Moro teria alertado um amigo de Appio sobre possíveis consequências se ele continuasse investigando a Lava Jato.
O desembargador Marcelo Malucelli, cujo filho estava na ligação gravada, já havia anulado decisões de Appio que poderiam expor irregularidades de Moro. O Ministério Público tentou, sem sucesso, afastar Appio dos casos da Lava Jato, mas o afastamento ocorreu após a controversa ligação.
Nos EUA, Mia Dio usou a clonagem de voz para simular uma conversa com o melhor amigo do namorado, descobrindo uma suposta traição. A tecnologia permite manipular e reproduzir qualquer voz, levantando questões sobre a autenticidade das gravações usadas contra Appio.
A capacidade de clonar vozes e a situação envolvendo Appio e Moro geram debates sobre a integridade das investigações e a possibilidade de manipulações tecnológicas em casos judiciais no Brasil.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.