Golpe de Bolsonaro teve preparação avançada e envolvimento militar, alerta ministro do STF

Portal Plantão Brasil
23/2/2025 15:51

Golpe de Bolsonaro teve preparação avançada e envolvimento militar, alerta ministro do STF

0 0 0 0

2319 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que a tentativa de golpe de Estado articulada por Jair Bolsonaro e seus aliados chegou a um estágio avançado de preparação. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Mendes destacou que o relatório da Polícia Federal (PF) revela uma “coordenação intensa” e uma “proximidade de execução” do plano golpista. O documento embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outras 33 pessoas.

Segundo Mendes, a gravidade da trama fica evidente pelo nível de articulação e planejamento identificado pelos investigadores. Ele ressaltou que, em crimes dessa natureza, a simples cogitação e preparação já são passíveis de punição, reforçando a necessidade de responsabilização dos envolvidos.

O ministro também criticou duramente a postura das Forças Armadas, especialmente em relação aos acampamentos golpistas que se formaram em frente a quartéis após a derrota de Bolsonaro em 2022. Segundo ele, setores militares “têm grande responsabilidade” pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, pois toleraram a permanência de manifestantes que tramavam contra a democracia.

Além disso, Gilmar Mendes rechaçou a ideia de perseguição política alegada por Bolsonaro e seus aliados. Para ele, as investigações seguem rigorosamente os procedimentos legais e são baseadas em evidências concretas. Ele também descartou qualquer possibilidade de anistia para os envolvidos, argumentando que alguns dos crimes cometidos são "muito próximos do terrorismo" e não podem ser suavizados com concessões políticas.

A declaração do ministro reforça a gravidade da situação enfrentada por Bolsonaro e seus cúmplices, demonstrando que a Justiça não dará espaço para impunidade diante de um dos episódios mais graves da história democrática do Brasil.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians