Gleisi detona Folha e reafirma: "Quem combate a corrupção são as instituições de Estado, não os editoriais"

Portal Plantão Brasil
15/3/2026 17:35

Gleisi detona Folha e reafirma: "Quem combate a corrupção são as instituições de Estado, não os editoriais"

0 0 0 0

670 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, utilizou suas redes sociais neste domingo (15) para desferir uma crítica contundente a um editorial da Folha de S.Paulo. Segundo a ministra, o jornal "corrompe a realidade" ao tentar atribuir a si mesmo ou a pressões externas o mérito pelas investigações que desmantelaram fraudes contra aposentados e irregularidades no sistema financeiro, como o caso Master. Gleisi foi enfática ao afirmar que a descoberta desses crimes é fruto da atuação técnica e independente de órgãos como a Polícia Federal (PF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Banco Central, que recuperaram sua capacidade de fiscalização sob a gestão do presidente Lula.

Para a chefe da articulação política do governo, o editorial da Folha ignora a cronologia dos fatos para construir uma narrativa conveniente. Gleisi destacou que os escândalos investigados foram "nascidos e criados" durante o governo de Jair Bolsonaro, período em que, segundo ela, o jornal não percebeu as irregularidades. Ela argumentou que a atual gestão federal garante total autonomia às autoridades responsáveis pela apuração, sob a supervisão do Poder Judiciário, sem qualquer tipo de interferência política. Essa postura republicana, na visão da ministra, é o que permite que esquemas antigos finalmente venham à tona e sejam punidos com o rigor da lei.

Gleisi Hoffmann também aproveitou a oportunidade para recordar o papel da imprensa e das instituições na defesa da democracia. Ela ressaltou que, enquanto o governo anterior ameaçava as liberdades institucionais, a gestão Lula trabalha para fortalecer o Estado de Direito. Ao rebater o jornal, a ministra reafirmou que a orientação do presidente é de transparência absoluta e que o governo não poupará ninguém que tenha cometido ilícitos, seja no setor público ou privado. A declaração reforça o embate entre o governo e setores da mídia tradicional sobre a paternidade das investigações e a eficácia dos mecanismos de controle no Brasil contemporâneo.



Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians