514 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou à Justiça Federal o bloqueio de bens de mais 14 investigados por envolvimento no esquema criminoso de descontos irregulares em aposentadorias e pensões do INSS. A nova petição, protocolada nesta sexta-feira (9), amplia a ação cautelar ajuizada na véspera e inclui seis empresas e oito pessoas físicas acusadas de operar o repasse de vantagens indevidas a agentes públicos.
A medida foi motivada por um pedido da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou a necessidade de ampliar o bloqueio de ativos e a suspensão de sigilos bancário e fiscal dos novos alvos. Com base na Lei Anticorrupção, a AGU também pediu a paralisação das atividades financeiras dos envolvidos, como forma de interromper a continuidade do esquema.
Segundo a AGU, o grupo repassou, até o momento, R$ 23,8 milhões a agentes públicos vinculados ao INSS e a terceiros ligados a eles. As empresas mencionadas atuavam como intermediárias, viabilizando financeiramente o funcionamento da quadrilha, ao mesmo tempo em que lucravam com recursos desviados diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas.
Na petição, a AGU sustenta que as pessoas jurídicas envolvidas foram utilizadas como fachada para práticas ilícitas, servindo de instrumento para fraudes de natureza penal, administrativa e civil. O objetivo era capturar vantagens indevidas a partir de associações que, em tese, deveriam proteger os beneficiários.
O caso integra a Operação Sem Desconto, que desmontou um sofisticado esquema iniciado ainda no governo Bolsonaro, quando as associações criminosas se estruturaram com o apoio de setores internos do INSS. Agora, o governo Lula busca responsabilizar não apenas os operadores do golpe, mas também os servidores que facilitaram os desvios.
A AGU já havia solicitado anteriormente o bloqueio de R$ 2,56 bilhões em bens de outras 12 entidades e seus dirigentes. A ofensiva jurídica reforça o compromisso da atual gestão com a reparação dos danos causados aos mais vulneráveis e com a punição exemplar dos envolvidos na dilapidação do patrimônio dos aposentados.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.