857 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, protocolou denúncia formal no STF contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por suposta obstrução da Justiça e participação em esquema internacional para facilitar a fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro. A petição revela que Tarcísio telefonou para ministros do Supremo sugerindo uma viagem de Bolsonaro aos EUA sob o pretexto de "negociar" com Donald Trump a redução de tarifas de 50% contra o Brasil. Na prática, a manobra buscava criar uma brecha para que o réu por tentativa de golpe escapasse da ação penal.
Lindbergh expõe o núcleo do esquema: Trump impôs as tarifas como chantagem para exigir anistia a Bolsonaro, enquanto Eduardo e Flávio Bolsonaro atuavam como coautores, ameaçando novas sanções caso o Congresso não absolvesse os golpistas. O líder petista denuncia que Tarcísio tornou-se peça-chave dessa trama ao pressionar ilegalmente o STF, fragilizando processos em curso e ferindo a soberania nacional. "Transformaram o povo brasileiro em refém de uma causa antidemocrática", afirmou.
Apesar de não formalizar o pedido de viagem, o contato de Tarcísio com ministros demonstra intenção clara de burlar a lei. Lindbergh reforçou ainda o pedido à PGR (00202654/2025) para impor monitoramento eletrônico a Bolsonaro – medida até agora ignorada, que poderia evitar a fuga do ex-presidente com apoio de redes internacionais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.