785 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal voltou a expor os bastidores podres do bolsonarismo e seus aliados nesta quinta-feira (17), ao encontrar maços de dinheiro escondidos dentro de um sapato na casa do vereador Francisquinho, primo do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), em Campo Formoso (BA). A apreensão faz parte da quinta fase da Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro envolvendo emendas parlamentares destinadas à prefeitura comandada pelo irmão de Elmar, o prefeito Elmo Nascimento.
A PF apura se parte das emendas indicadas por Elmar, um dos líderes do Centrão e ex-aliado do governo Lula, foram usadas para beneficiar empresas ligadas ao grupo familiar por meio de convênios com a Codevasf, estatal transformada em feudo político durante o governo Bolsonaro. As licitações suspeitas ocorreram em 2023, após os convênios firmados no ano anterior. Em outra ação, o ex-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, também foi alvo de busca, e seu pai acabou preso por posse ilegal de arma.
Francisquinho, o “vereador do sapato”, já havia tentado escapar do flagrante no fim de 2024, quando jogou uma mala com mais de R$ 200 mil pela janela no momento em que a PF chegou à sua casa. Apesar da tentativa desastrosa, foi liberado semanas depois. Agora, volta ao centro do escândalo com mais provas de enriquecimento ilícito em sua residência.
A operação também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões das contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema, além do afastamento de um servidor público. Os mandados foram cumpridos em cidades da Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal. Os crimes investigados incluem corrupção, organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.
Elmar Nascimento, cada vez mais distante do campo progressista, rompeu com o governo Lula após ter seu nome barrado para o Ministério de Minas e Energia, devido à sua proximidade com o bolsonarismo. Desde então, tornou-se figura central do Centrão fisiológico e opositor ferrenho do Planalto, alinhando-se a pautas conservadoras e interesses empresariais.
Mesmo sem ser alvo direto nesta fase da operação, a exposição pública de sua família envolvida em esquemas milionários e tentativas grotescas de esconder dinheiro revela o ambiente de corrupção que ronda o seu grupo político. Até o momento, Elmar segue em silêncio.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.