6476 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atingiu a marca de 50 faltas em sessões da Câmara dos Deputados, ultrapassando claramente o limite constitucional que prevê a perda de mandato para parlamentares que faltam a um terço das sessões. A ausência crônica do parlamentar, que reside nos Estados Unidos desde fevereiro, acendeu um alerta geral e motivou a bancada do PT a lançar uma ofensiva em três frentes para cassar seu mandato.
A estratégia petista inclui uma representação na Procuradoria-Geral da República solicitando que o STF recomende a abertura do processo de cassação, uma proposta de mudança no regimento interno da Câmara para tornar o processo de perda de mandato automático e imediato ao bater o limite de faltas, e pressão direta sobre o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para acelerar os trâmites. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, argumenta que a regra atual cria uma "tolerância inconstitucional" ao permitir que um parlamentar gazeteiro continue no cargo por meses após violar a Constituição.
O caso de Eduardo Bolsonaro não é isolado e expõe uma crise de representação no campo bolsonarista. Enquanto isso, Carla Zambelli (PL-SP) aguarda extradição na Itália e Alexandre Ramagem (PL-RJ) teve sua prisão decretada por Alexandre de Moraes após descumprir ordem judicial e viajar para os EUA. A expectativa é de que a Mesa Diretora da Câmara formalize a cassação de Ramagem assim que sua licença médica expire em dezembro, criando um precedente direto para o caso de Eduardo. O vice-presidente nacional do PT, Jilmar Tatto, avalia que as condições políticas para a cassação do filho de Jair Bolsonaro estão se consolidando rapidamente, chamando a situação de "vergonha" para a Câmara.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.