2012 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma operação autorizada pelo ministro Dias Toffoli (STF) para busca e apreensão na 13ª Vara Federal de Curitiba revelou o foco explosivo da nova linha de investigação: a "caixa de arquivo amarela relativa aos autos de 2008". O item, destacado nominalmente no despacho de Toffoli, está diretamente ligado às denúncias de práticas abusivas e ilegais atribuídas ao então juiz Sérgio Moro e procuradores.
A operação da Polícia Federal (PF) buscou acesso a documentos, depoimentos, delações e inquéritos sigilosos, mas o objetivo central era localizar a misteriosa caixa. De acordo com informações de Daniela Lima (Uol), pessoas próximas à investigação indicam que o ex-deputado Tony Garcia – cuja delação reacendeu as suspeitas sobre a Força-Tarefa de Curitiba – descreveu a caixa amarela como o repositório de gravações e escutas ambientais que ele teria realizado sob ordens dos investigadores.
Tony Garcia, preso em 2006, afirma ter firmado um acordo de delação premiada com Moro que o obrigava a colaborar com "missões" ilegais. Entre as atividades relatadas por ele, estavam colher informações sobre viagens recreativas de magistrados, orientar a instalação de escutas ambientais e, chocantemente, infiltrar um policial federal em seu próprio escritório. O ex-deputado garante que a "caixa amarela" contém registros dessas conversas com autoridades do Judiciário e do Tribunal de Contas do Paraná, incluindo conteúdos de foro íntimo.
Os agentes federais veem na localização desse material o elemento mais sensível da investigação, que pode, finalmente, esclarecer a extensão das supostas práticas irregulares atribuídas ao grupo de Curitiba ao longo de quase duas décadas. A ordem de Toffoli para examinar a caixa amarela transformou o item no símbolo da busca por transparência no Judiciário.
Em reação, o senador Sérgio Moro tentou desqualificar a apuração. "A defesa do senador Sergio Moro não teve acesso aos autos do inquérito, instaurado com base em um relato fantasioso de Tony Garcia", afirmou Moro ao UOL, negando qualquer irregularidade no processo. Ele ainda tentou desmentir a importância da investigação, declarando que não tem receio da apuração e que as diligências "apenas confirmarão que os relatos de Tony Garcia são mentirosos".
Com informações do Uol
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.