1600 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O jornal britânico Financial Times (FT) incluiu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na seleta lista das 25 pessoas mais influentes do ano de 2025. O único brasileiro na seleção, Moraes aparece na categoria "heróis", ao lado de figuras de peso global, como a ativista e atriz estadunidense Jane Fonda e a aclamada escritora canadense Margaret Atwood, autora de O Conto da Aia.
A escolha de Moraes reflete o reconhecimento internacional de seu papel como guardião da democracia brasileira. O breve perfil publicado pelo FT afirma que o magistrado "tornou-se um símbolo de democracia e justiça no Brasil" justamente em um período delicado, marcado pela ascensão de líderes populistas e de extrema-direita em todo o mundo. A publicação destaca sua firmeza na condução do processo que investiga e pune os golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram brutalmente invadidas e depredadas por seguidores fanáticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O texto do jornal, assinado pela respeitada historiadora e antropóloga brasileira Lilia Moritz Schwarcz, professora da USP, elogia a postura do ministro. A autora ressalta que, enquanto "muitas supremas cortes cederam ao poder de autocratas" e instituições democráticas mostravam fragilidade, Moraes se recusou a apoiar a tentativa de golpe de estado. O artigo enfatiza que, após um julgamento "público e transparente, transmitido nacionalmente", a ação resultou nas prisões de Bolsonaro e de "vários oficiais militares de alta patente" envolvidos.
xxx
Schwarcz pondera que a atuação de Moraes demonstrou a força das instituições brasileiras. Sua disposição em "enfrentar ataques ao sistema eleitoral, desmontar redes de desinformação e responsabilizar figuras públicas" reforçou a compreensão de que a Constituição "não é um mero enfeite". No entanto, a análise do FT também aponta uma tensão entre a necessária firmeza e o risco de excesso, reconhecendo que a "crescente centralidade" e o "uso de instrumentos jurídicos excepcionais" do ministro exigem constante vigilância, pois "em democracias, o poder deve sempre estar sujeito a contrapesos".
A lista do Financial Times foi elaborada a partir de consulta entre repórteres, editores e colunistas do jornal para responder à pergunta sobre quem "realmente fez diferença neste ano" no cenário global. Moraes, o único brasileiro, foi incluído entre os "Heróis", um grupo que, junto aos "Líderes" e "Criadores", transformou o panorama internacional.
O reconhecimento internacional da atuação de Alexandre de Moraes ressalta o sucesso do Brasil em resistir ao populismo autoritário de extrema-direita, mostrando que, mesmo em uma era que flerta com a barbárie, as instituições democráticas podem se manter robustas.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.