426 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um passo estratégico no enfrentamento político ao lançar, por meio do ministro Guilherme Boulos, o projeto "Governo do Brasil na Rua". A iniciativa, concebida para ampliar a atuação do Estado diretamente nos territórios populares, representa uma aposta na mobilização social e na presença constante do Executivo federal nas comunidades, fortalecendo o vínculo com a base em um cenário de embate contra a extrema-direita.
Ao receber a apresentação do projeto, o presidente Lula destacou o caráter estratégico da medida: "Essa é uma iniciativa que vai percorrer todos os estados do país para aproximar ainda mais a população das políticas públicas do governo federal. É assim, com diálogo e presença, que seguimos cuidando do nosso povo". A fala reforça o objetivo central de construir uma barreira de apoio popular por meio da oferta concreta de serviços, blindando politicamente o governo
A primeira edição do "Governo na Rua" está marcada para o dia 13 de dezembro, no Sol Nascente, em Ceilândia. No local, serão oferecidos diversos serviços à população, como atendimentos médicos, balcão do INSS, apoio ao Microempreendedor Individual (MEI), cursos, formalização de negócios, cadastro de benefícios e orientação ao empreendedorismo. A iniciativa contará ainda com a "Tenda Lilás", dedicada ao atendimento de mulheres, e três carretas temáticas para serviços de crédito imobiliário, cursos digitais e ações de saúde.
A ação se configura como uma resposta prática do governo Lula à retórica da oposição, buscando ocupar o espaço público com a presença do Estado e demonstrar efetividade na gestão. Ao levar políticas públicas diretamente às periferias, a estratégia visa consolidar o apoio popular e isolar politicamente os grupos de extrema-direita, que têm criticado a atuação federal nesses territórios.