Procuradoria pede ao STF condenação do Núcleo 2 por tentativa de golpe de Estado

Portal Plantão Brasil
9/12/2025 16:21

Procuradoria pede ao STF condenação do Núcleo 2 por tentativa de golpe de Estado

0 0 0 0

410 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Procuradoria-Geral da República apresentou à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (9), um documento detalhado em que pede a condenação de seis integrantes do chamado Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, sustentou que os réus atuaram no comando das ações da organização criminosa, participando da elaboração da minuta do golpe, de monitoramentos clandestinos e de um plano para assassinar autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o então presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

O grupo é formado pelo ex-assessor internacional Filipe Martins, pelo general da reserva Mário Fernandes, pelo ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques, pelos delegados Fernando de Sousa Oliveira e Marília Ferreira de Alencar, e pelo coronel da reserva Marcelo Costa Câmara. Segundo a PGR, eles coordenaram “as ações mais violentas” da trama. Gonet afirmou que Mário Fernandes participou diretamente da estruturação do plano “Punhal Verde e Amarelo”, voltado para os assassinatos, e criou o grupo “Copa 2022” para monitorar autoridades usando linhas telefônicas laranjas.

A atuação de Silvinei Vasques é apontada como crucial para tentar subverter o resultado das eleições de 2022. O procurador acusou o ex-diretor da PRF de ter descumprido ordem explícita do TSE, intensificando operações de fiscalização no segundo turno, especialmente no Nordeste, para dificultar o voto de eleitores. “Ele utilizou o aparato de força do Estado em favor dos interesses escusos da organização criminosa”, disse Gonet. Já os delegados Fernando Oliveira e Marília Alencar, que ocupavam cargos estratégicos no Ministério da Justiça, são acusados de adotar uma “atitude passiva” e permitir deliberadamente a escalada do caos que culminou nos atos de 8 de janeiro.

O documento destaca ainda o papel de Filipe Martins na elaboração do decreto que romperia com a ordem democrática e na busca por apoio das Forças Armadas, e o de Marcelo Câmara no monitoramento clandestino do ministro Alexandre de Moraes, a quem se referia pelo codinome “professora”. Para a PGR, as provas demonstram o “substancial envolvimento” de todos os seis réus em uma atuação coordenada para desestabilizar a democracia. O julgamento desta ação penal segue nesta quarta-feira (10) na Primeira Turma do STF.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians