145 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstra um crescente e profundo desconforto com a atuação de Hugo Motta no comando da Câmara dos Deputados. Auxiliares próximos do chefe do Executivo avaliam que a relação institucional atingiu um ponto de desgaste, especialmente após a série de episódios recentes que beneficiaram a oposição bolsonarista.
O Palácio do Planalto enxerga sinais claros de ruptura, que se agravaram com a inclusão repentina, na pauta da noite de terça-feira (9), do polêmico Projeto de Lei da Dosimetria. A manobra, que visa reduzir as penas de golpistas condenados, foi feita por Motta ignorando a resistência e o posicionamento contrário do governo Lula, além de ter sido precedida pela ausência de Motta no evento de sanção da reforma do Imposto de Renda.
A principal queixa do Executivo é a falta de previsibilidade e lealdade. Motta participou de uma reunião de agenda legislativa com os ministros Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann na véspera da votação, mas omitiu a intenção de pautar o PL da dosimetria. Essa falta de comunicação clara minou a confiança do Planalto.
O ambiente se deteriorou ainda mais com a conduta de Motta na retirada forçada do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que culminou em agressões a jornalistas. O governo criticou duramente o episódio, vendo na atitude de Motta uma adesão desnecessária à estratégia da oposição bolsonarista e uma contribuição para a violência política no Congresso.
Diante do cenário de traição e desgaste, interlocutores do Planalto consideram remota qualquer possibilidade de apoio da esquerda a uma eventual tentativa de reeleição de Hugo Motta à presidência da Câmara. No campo da direita, mesmo com gestos recentes, o bolsonarismo raiz também demonstra resistência à sua recondução, indicando um futuro político turbulento para o atual dirigente da Casa.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.