Notificado oficialmente sobre o risco iminente de perder o mandato por excesso de faltas, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conhecido como "Bananinha", reagiu de forma histérica em um vídeo nas redes sociais, atacando o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O parlamentar bolsonarista, que está morando nos Estados Unidos desde fevereiro, chamou Motta de "desonrado" e o acusou de ceder a supostas pressões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma tentativa patética de desviar o foco de sua irresponsabilidade como legislador.
Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem (PL-RJ) foram notificados na quarta-feira (10) sobre os processos que podem cassar seus mandatos por terem faltado a mais de um terço das sessões deliberativas da Câmara, violando as regras da Casa. Ambos têm dez dias para apresentar defesa.
No seu vídeo de ataque, o filho do ex-presidente golpista afirmou que só enfrenta a cassação porque Motta não estaria reconhecendo sua suposta "perseguição política". "Eu só tenho o número suficiente de faltas para a cassação do meu mandato porque o senhor, Hugo Motta, não reconhece o estado de perseguição que eu sofro. Porque você prefere cerrar fileiras com Alexandre de Moraes, cedendo às ameaças dele", declarou, mostrando o desespero da extrema direita. Em seguida, o deputado, visivelmente abalado, ameaçou o ministro do STF: "Você vai pagar o preço Moraes".
Em resposta pública, Hugo Motta confirmou que Eduardo Bolsonaro já atingiu o número de faltas que permite o desencadeamento do processo de cassação. Motta reforçou a obviedade: "É impossível o exercício do mandato parlamentar fora do território nacional", desmentindo a farsa da perseguição política.
Eduardo Bolsonaro deixou o Brasil alegando ser vítima do STF e passou a atuar nos Estados Unidos defendendo sanções contra autoridades brasileiras e implorando por anistia para seu pai, condenado por atos antidemocráticos. A decisão de dar seguimento às cassações ocorreu após intensa pressão de parlamentares da esquerda, que cobravam responsabilidade e o cumprimento das regras da Câmara.
Enquanto o "Bananinha" tenta se vitimizar, o processo de cassação de Alexandre Ramagem, outro bolsonarista que se encontra nos EUA e foi condenado pelo STF pela trama golpista, será levado diretamente ao Plenário na próxima semana. A situação de Ramagem é ainda mais grave, pois o ministro Alexandre de Moraes determinou sua prisão após a fuga do país, mostrando que a justiça está, finalmente, alcançando os criminosos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.