2470 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), expressou duras críticas à atual condução política da Casa após o plenário decidir aplicar uma pena alternativa ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que manteve seu mandato. As declarações de Lira, um apoiador confesso do "orçamento secreto" (bolsolão), foram feitas em um grupo interno de seu partido e reveladas pelo G1.
Em suas mensagens, Lira afirmou que o clima interno da Câmara se deteriorou de forma inaceitável, e que é urgente a necessidade de retomar a organização dos trabalhos legislativos. "Tem que reorganizar a Casa. Está uma esculhambação", registrou o deputado, expondo o nível de descontentamento com a gestão atual.
O parlamentar alagoano também direcionou críticas indiretas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao citar a representação apresentada pelo PSOL à Procuradoria-Geral da República (PGR). Essa ação legal foi movida após a retirada à força de Glauber da cadeira da presidência da Casa, um sinal claro da tensão crescente.
O conflito de longa data entre Lira e Glauber Braga remonta à gestão anterior, quando o deputado do PSOL denunciou publicamente o chamado orçamento secreto – o mecanismo de repasse de emendas parlamentares sem transparência, amplamente articulado por Lira. O ex-presidente foi, inclusive, um dos principais articuladores do processo de punição contra o parlamentar fluminense.
Após a decisão que preservou o mandato de Glauber, considerada uma vitória da esquerda, Lira defendeu que outro julgamento fosse adiado. Ele disse que o mandato da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), analisado na mesma sessão, deveria ser mantido. O ex-presidente da Câmara argumentou que a Mesa Diretora poderia decretar a perda de mandato de Zambelli por faltas, já que ela não tem comparecido às sessões por estar detida na Itália, após ser presa em operação da Polícia Federal.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.