104 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Enel, concessionária de energia elétrica que opera em São Paulo, está sendo duramente criticada nas redes sociais após um apagão atingir a capital e diversas cidades do estado. Mais de 24 horas depois do vendaval provocado por um ciclone extratropical, impressionantes 1,38 milhão de imóveis ainda permaneciam sem fornecimento de energia nesta quinta-feira (11).
Somente na capital paulista, 944 mil unidades continuam no escuro, o que representa 16% do total de clientes da concessionária. No pico da crise, um quarto das residências chegou a ficar simultaneamente sem luz. A Enel segue sem apresentar uma previsão concreta para restabelecer o serviço, o que tem gerado frustração e indignação generalizada entre os moradores.
Apesar da dimensão do desastre, a Enel se defende e afirma que o evento climático foi “histórico”, com ventos próximos de cem quilômetros por hora por até doze horas contínuas, o que dificultou a atuação das equipes. "Não foi um vento que entrou e parou, foi um vento constante", afirmou o diretor Marcelo Puertas em entrevista à TV Globo.
A empresa mencionou a mobilização de mais de 1.500 equipes desde a quarta-feira (10), mas ainda assim não conseguiu estimar quando o fornecimento será normalizado. A situação é particularmente grave em municípios da região metropolitana: Embu-Guaçu lidera a lista com 98% da cidade no escuro, seguido por Juquitiba, com 53%.
Além da zona oeste, onde Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra registram elevados percentuais de interrupção, cidades populosas como Osasco, Diadema e Mauá também somam milhares de imóveis afetados. O impacto da falta de energia atingiu diretamente o abastecimento de água, já que diversas estações de bombeamento ficaram inoperantes.
Nos bairros de Americanópolis, Cangaíba, Parelheiros, Parque Savoy, Sacomã e Vila Formosa, o fornecimento de água foi comprometido. Regiões vizinhas também registraram instabilidade, prolongando o efeito cascata do apagão no cotidiano da população.
No X, o nome da concessionária virou um dos temas mais comentados, com mais de doze mil menções. Muitos usuários relatam mais de 24 horas sem luz, com prejuízo de alimentos estragados na geladeira. Perfis defendem abertamente a cassação da concessão da Enel no estado, chamando o serviço de "porcaria". Veja abaixo:
Num país sério, a Enel já teria sido cassada e teria todos seus dirigentes (no mínimo) presos, mas aqui é o Brasil né ???? pic.twitter.com/G1dUYirIuP
— Lucas (@strictlynumb) December 11, 2025
São Paulo é uma piada. A maior metrópole do país não tem qualquer plano de contingência em caso de chuvas fortes e agora também tem problemas com ventos. Vê se pode uma coisa dessas. A Enel segue sempre sendo uma bela porcaria e a conta de luz chega em dia e cada vez mais alta.
— ?????????? (@FelipoZarudo) December 10, 2025
A Enel é uma das piores desgraças que já aconteceu a São Paulo. Simplesmente inaceitável que essa porcaria possa existir no nosso país fazendo o que quer e nunca tendo responsabilidades. Enche o cu de dinheiro, manda pra central, e que se foda o país
— Guto Barbosa ??? (@foioguto) December 10, 2025
É um desrespeito sem tamanho
Obrigado Enel por nos agraciar com 24 horas sem energia e contando <3 pic.twitter.com/N4fTxgKj7v
— Cellomii | V-Gen (@Cellomii) December 11, 2025
Da série: Privatiza que melhora.
— Jojô Pancada (@jojopancada) December 11, 2025
Carros da ENEL parados no pátio enquanto 1,5 milhão de pessoas sem luz em SP. pic.twitter.com/6uQFsxzJrb
eu só quero saber se a enel vai pagar o prejuízo de alimentos entregados na minha geladeira depois de 24 horas sem energia pic.twitter.com/u5Ui30Jdff
— rick grant (@rickkgrant) December 11, 2025
A Enel é a prova viva que privatização não melhora nada
— losis ???? // Durin era (@bunny_vash) December 10, 2025
Desde ontem sem energia elétrica e aos poucos ficando sem água, obrigada São Paulo ?? pic.twitter.com/QmaHOjWx3A
eu ODEIO a ENEL com todas as minhas forças. Pqp, como pode uma companhia de energia ser tão ruim assim? E pior, como essa merda pode atuar em sp? Basta um vento forte que a luz cai em quase toda São Paulo.
— José (@zeefilhoo) December 10, 2025