722 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), conhecido por seu alinhamento com o bolsonarismo, foi formalmente indiciado pela Polícia Federal (PF) sob suspeita de desvios de dinheiro público por meio do uso indevido da cota parlamentar. A cota, também conhecida como verba indenizatória, é um recurso destinado a cobrir gastos e atividades estritamente relacionadas ao mandato, como aluguel de carros, passagens aéreas e alimentação.
Segundo as investigações da PF, um grupo criminoso utilizou documentos falsos para a criação de uma Oscip (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público). O objetivo da quadrilha seria beneficiar a entidade de fachada com recursos desviados da cota parlamentar à qual o deputado Gayer tinha acesso. O relatório final da Polícia Federal, com o indiciamento, já foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A PF afirma que o quadro social da organização de interesse público era formado, de maneira absurda, por crianças com idades entre um e nove anos. A operação que visou desarticular o esquema recebeu o nome de Discalculia, um transtorno de aprendizagem relacionado a números. Segundo a Polícia Federal, o nome se justifica porque foi identificada uma grande falsificação na Ata de Assembleia de constituição da Oscip, que continha uma data retroativa forjada para o ano de 2003.
Os crimes investigados pela Polícia Federal são os mesmos pelos quais Gustavo Gayer foi indiciado: associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato, que é o desvio de dinheiro público por funcionário. O indiciamento marca o avanço da investigação que teve início com a operação deflagrada em outubro do ano passado.
Na ocasião da operação, a Polícia Federal cumpriu um total de dezenove mandados de busca em Brasília e em quatro cidades de Goiás: Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Aparecida de Goiânia e Goiânia. Durante as buscas, a corporação apreendeu R$ 70 mil em dinheiro vivo com um assessor direto do deputado Gustavo Gayer.
O veículo de comunicação tentou contato com a defesa de Gustavo Gayer, mas não obteve retorno até o momento da publicação. O espaço segue aberto para que o parlamentar possa se manifestar a respeito do indiciamento.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.