593 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo federal definiu como meta aprovar ainda no primeiro semestre de 2026 o fim da escala de trabalho 6x1 e a redução da jornada semanal. O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, que afirmou que o Planalto apoia a proposta que reúna maior viabilidade política e jurídica para avançar no Congresso. Segundo Boulos, o governo trabalha com três pilares fundamentais: reduzir a jornada para no máximo 40 horas semanais, acabar com a escala de seis dias consecutivos de trabalho e garantir que não haja redução nos salários dos trabalhadores.
A expectativa do governo é que as mudanças possam ser feitas por projeto de lei, o que agilizaria a tramitação. A proposta considerada mais viável no momento é a relatada pelo deputado Leo Prates (PDT-BA), que estabelece a jornada de 40 horas e a escala 5x2. Paralelamente, tramita uma PEC da deputada Erika Hilton (Psol-SP) que propõe uma redução mais ousada, para 36 horas semanais no formato 4x3, mas seu rito é mais longo. Boulos fez um comentário irônico sobre a velocidade do Congresso, sugerindo que se há vontade política a pauta pode avançar rapidamente.
O Planalto já sinalizou apoio a um texto aprovado pela CCJ do Senado que atende aos seus critérios. No entanto, o governo se posicionou contra outra proposta, do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que mantém a escala de seis dias de trabalho. Para a gestão Lula, este ponto é inegociável, pois contraria o objetivo central de ampliar o descanso dos trabalhadores. A decisão final sobre o instrumento legal a ser usado – projeto de lei ou emenda constitucional – aguarda uma conclusão da avaliação jurídica encomendada pelo governo.
Com informações da Folha de São Paulo.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.