876 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em mais um passo decisivo na responsabilização pelos atos golpistas de 2022, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para que três homens se tornem réus pelo atentado a bomba fracassado próximo ao Aeroporto de Brasília. Os acusados, George Washington de Oliveira Souza, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza, foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes graves como tentativa de golpe de Estado e atentado contra a segurança aérea. A PGR sustenta que o ataque, ocorrido em dezembro de 2022, fazia parte do mesmo plano golpista liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo as investigações, o trio se reuniu no acampamento bolsonarista em frente ao Quartel-General do Exército e planejou a explosão com o objetivo claro de causar uma grande comoção social e justificar uma intervenção militar no país. Eles já se encontram em prisão preventiva, decretada pelo ministro Moraes, e foram condenados pela Justiça do Distrito Federal por outros crimes relacionados ao episódio, como explosão e incêndio criminoso.
O julgamento sobre o recebimento da denúncia segue em sessão virtual da Primeira Turma do STF. Os demais ministros do colegiado — Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin — têm até o dia 19 de dezembro para apresentar seus votos, decidindo se os acusados serão efetivamente julgados pela Justiça Federal pelos crimes contra a ordem democrática.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.