4541 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Neste domingo (14/12), milhares de brasileiros tomaram as ruas de capitais e cidades do interior em uma onda nacional de protestos contra o Congresso Nacional. A mobilização, que se espalhou de Norte a Sul do país, é uma resposta direta à aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei da Dosimetria, visto pelos manifestantes como um retrocesso no enfrentamento aos crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito e um potencial benefício ao ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
O PL aprovado na quarta-feira (10/12) altera as regras para progressão de pena, permitindo que presos com bom comportamento passem do regime fechado para o semiaberto após cumprir um sexto da pena, e não mais um quarto. Embora a mudança não se aplique a crimes hediondos, ela modifica parâmetros para crimes contra a democracia. Segundo o relator, deputado Paulinho da Força, a pena de Bolsonaro poderia cair para 20 anos e 8 meses, com apenas 2 anos e 4 meses em regime fechado, considerando a remição pelo tempo de prisão domiciliar.
Além da rejeição ao projeto, os atos incorporaram outras bandeiras sociais urgentes, como o fim da escala de trabalho exaustiva 6x1 e a cobrança por políticas mais efetivas de combate ao feminicídio. A ampla pauta demonstra que o protesto vai além de um tema específico e reflete um descontentamento popular com a agenda do Congresso. Os manifestantes se reuniram em pontos emblemáticos, como a Avenida Paulista em São Paulo, o Posto 5 em Copacabana no Rio, a Boca Maldita em Curitiba e o Congresso Nacional em Brasília.
Com a pressão popular nas ruas, o projeto segue agora para análise no Senado Federal, onde a base governista articula estratégias para barrar o texto como foi aprovado pelos deputados. A previsão é que a matéria seja levada ao plenário na próxima quarta-feira (17/12), em um ambiente de intenso debate político e sob o olhar atento de uma sociedade que, hoje, mostrou força e vigilância em defesa da democracia.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.