3734 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Na tarde deste domingo (14), o tradicional cenário de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi tomado por um mar de manifestantes. Uma multidão se concentrou na Avenida Atlântica para um protesto massivo contra a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei da Dosimetria. O ato repudia o texto que reduz as penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo a possibilidade de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos por tentativa de golpe de Estado.
A mobilização na orla carioca ecoa o sentimento de indignação que tomou as ruas em diversas capitais do país neste mesmo dia. Os manifestantes carregam a bandeira da defesa intransigente da democracia e veem no projeto aprovado na Câmara um grave retrocesso e uma tentativa de anistia disfarçada para os responsáveis por ataques às instituições. A passeata em Copacabana se soma, assim, a outros grandes atos registrados em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, formando um coro nacional de rejeição ao Congresso.
Com o PL agora em análise no Senado Federal, a pressão popular ganha corpo nas ruas. As imagens de Copacabana lotada reforçam o peso político que a matéria carrega e sinalizam à base governista e aos senadores a forte resistência da sociedade a qualquer medida que seja percebida como um afrouxamento na responsabilização por crimes contra a democracia. O grito das areias de Copacabana é um alerta direto ao parlamento.
O Rio de Janeiro também tá gigante. Somos a maioria. ????
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) December 14, 2025
BRASIL CONTRA ANISTIA
POVO NAS RUAS
GOLPISTAS NA CADEIA
DEMOCRACIA SEMPRE
CONGRESSO DA IMPUNIDADE pic.twitter.com/1bGOM3mBXO
RIO DE JANEIRO, VAI SER GIGANTE!
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) December 14, 2025
Chegamos em Copacabana, junto a milhares de pessoas que se reúnem hoje na Av. Atlântica. É o Brasil contra a anistia, com o povo nas ruas e os golpistas na cadeia! Viva a democracia! ???? pic.twitter.com/JEiJCZARzm