2938 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Celso Rodrigo de Mello (27 anos), dono da empresa Cataratas Poços Artesianos e filho do empresário e garimpeiro Rodrigo Cataratas (pré-candidato ao Senado por Roraima), foi preso no sábado (13/12) em Manaus, Amazonas. A prisão ocorreu por suposto envolvimento na fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação na trama golpista.
A prisão de Celso Rodrigo expõe, mais uma vez, os antecedentes criminais da família. O jovem já foi preso em novembro de 2022 sob suspeita de envolvimento em exploração ilegal de ouro na Terra Indígena Yanomami, investigação que também mirava seu pai e outras cinco pessoas ligadas ao garimpo clandestino.
Em 2021, pai e filho também foram alvos da Operação Urihi Wapopë, que buscou desarticular uma organização criminosa que seria comandada por Rodrigo Cataratas. O grupo era apontado como responsável por fornecer apoio logístico aéreo para a exploração de garimpos ilegais na Terra Yanomami. As investigações indicaram que o grupo teria movimentado pelo menos R$ 425 milhões em dois anos. Aeronaves ligadas à organização foram apreendidas na sede da empresa de poços artesianos de Celso.
O deputado federal Alexandre Ramagem foi condenado pelo STF a 16 anos e 1 mês de prisão pela participação na trama golpista. Após a condenação, Ramagem deixou o Brasil clandestinamente. Ele viajou para Boa Vista (RR) e, em seguida, embarcou para Miami (EUA), onde reside atualmente. Apesar da condenação, o deputado possui passaporte diplomático ativo e válido até 2027. No início de dezembro, o STF determinou o bloqueio do salário e da cota parlamentar de Ramagem.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.