308 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu que o palanque do presidente Lula para a reeleição em 2026 busque ocupar o máximo possível do centro político, construindo uma frente mais ampla do que a base tradicional do PT. Em entrevista, ele afirmou que a oferta da vaga de vice-presidência ao MDB pode ser um elemento-chave para assegurar o apoio formal do partido, numa estratégia que visa isolar o bolsonarismo na extrema-direita. Renan Filho avaliou que o MDB, por sua capilaridade e peso institucional, pode ser decisivo para ampliar o arco de alianças do presidente, ainda que a negociação dependa de um pacote mais amplo que inclua diretrizes econômicas e participação no governo.
Sobre o atual vice, Geraldo Alckmin, o ministro reconheceu sua contribuição, mas afirmou ver naturalidade no debate sobre a melhor composição eleitoral para a nova disputa, sugerindo que "o presidente está verificando qual é a melhor aliança que amplia a possibilidade de reeleição". Renan Filho também fez críticas diretas ao deputado Arthur Lira, afirmando que ele "atrapalha o estado" de Alagoas e comparando um eventual apoio local a "trazer para o seu time aquele que faz o gol contra", embora não veja problema no apoio nacional de Lira a Lula.
Além do cálculo político, o ministro defendeu medidas populares do governo, como a reforma na CNH, e projetou que o Ministério dos Transportes pode contratar mais de R$ 400 bilhões em investimentos em quatro anos, apostando em uma narrativa de retomada de obras para a campanha.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.