133 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se declarou frontalmente contra qualquer redução de pena ou liberação dos condenados pela tentativa de golpe de Estado de 2022, usando uma analogia forte para criticar a eventual soltura de Jair Bolsonaro. Em entrevista à TV Aratu, Lula comparou o ex-presidente a um "cachorro louco preso" e alertou que soltá-lo geraria grandes riscos, já que "ele vai morder alguém". A declaração reforça a posição do presidente, que recentemente vetou integralmente o projeto de lei da dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional, que buscava reduzir as penas dos condenados na ação penal.
Lula foi enfático ao detalhar os motivos de sua oposição à medida, lembrando que Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses por capitanear uma trama que, segundo ele, incluía um plano para matar o próprio Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. O presidente questionou a lógica de aprovar uma lei para liberar os condenados logo após a sentença, atribuindo a decisão final ao Congresso Nacional, que agora analisa seu veto. "Eu fiz a minha parte... vetei porque não concordo. Esse cidadão tem que ficar preso", afirmou Lula, acrescentando que, no futuro, poderia haver uma anistia, como ocorreu quinze anos após o golpe de 1964.
O veto integral ao PL da dosimetria foi publicado no dia 8 de janeiro e devolve a matéria ao Congresso, onde sua manutenção ou derrubada será decidida. A posição firme de Lula coloca o governo em rota de possível confronto com setores do Legislativo e intensifica o debate sobre o tratamento jurídico dado aos condenados pelos ataques golpistas às instituições democráticas.
Com informações da TV Aratu
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.