Dias Toffoli envia investigações do Banco Master para a primeira instância

Portal Plantão Brasil
6/2/2026 15:37

Dias Toffoli envia investigações do Banco Master para a primeira instância

0 0 0 0

188 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro Dias Toffoli decidiu enviar para a primeira instância da Justiça Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo, frentes cruciais das investigações sobre o Banco Master. A decisão fundamenta-se na conclusão de que, nos processos analisados até o momento, não existe conexão direta com autoridades que possuem foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, a medida divide opiniões: juristas ouvidos apontam que o vaivém processual imposto por Toffoli pode ter prejudicado a colheita de provas e aberto brechas para futuras anulações, caso algum nome com foro apareça no decorrer das apurações.

Um dos desdobramentos dessa decisão envolve o ex-presidente da RioPrevidência, preso recentemente pela Polícia Federal após uma tentativa frustrada de fuga. O caso havia subido ao STF, mas retornou ao Rio por ordem de Toffoli, que não viu vínculo com autoridades de Brasília naquele estágio. Embora a investigação tenha avançado na justiça comum, o temor é que a fragmentação do caso ajude a defesa dos envolvidos no esquema que sangrou fundos de pensão para beneficiar a instituição de Daniel Vorcaro, figura central do escândalo.

O empresário Nelson Tanure também teve seu processo devolvido à Justiça Federal de São Paulo pelo ministro. Tanure, alvo da operação Compliance Zero por suas relações suspeitas com o Banco Master, estava com o caso no STF após remessa da justiça paulista, mas Toffoli não identificou ligação direta com as ações sob sua relatoria. Essa "devolução" de processos de grandes empresários e ex-gestores ocorre em um momento de alta tensão, onde o núcleo do bolsonarismo e seus financiadores tentam escapar do cerco da Polícia Federal.

Por outro lado, a situação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, deve permanecer sob a jurisdição do STF. Ibaneis é peça-chave na investigação devido à sua defesa pública da compra do Banco Master pelo BRB e pela nomeação da diretoria que autorizou aportes bilionários no banco de Vorcaro. Como a operação Master-BRB é considerada o ponto de partida do procedimento sigiloso conduzido por Toffoli, a expectativa é que a Procuradoria-Geral da República formalize a abertura de inquérito diretamente na Suprema Corte.

Para os críticos do método de Toffoli, essa movimentação de processos para instâncias inferiores, enquanto mantém casos seletos no STF, cria um ambiente de insegurança jurídica. O receio é que, ao "largar" as investigações agora, o ministro permita que vícios processuais se acumulem, servindo de argumento para invalidar todo o trabalho da PF no futuro. Esse cenário é visto com preocupação por quem defende que o esquema do Banco Master — que envolveu lobby pesado e uso de bancos públicos — seja punido com o máximo rigor, sem manobras que favoreçam a impunidade.

O caso de Deivis Marcon, que também retornou ao Rio de Janeiro por decisão de Toffoli, reforça o padrão de descentralização das apurações. Embora a Polícia Federal tenha conseguido autorização para operar no primeiro grau, o tabuleiro político de 2026 e a proximidade de muitos investigados com o clã Bolsonaro mantêm o sinal de alerta ligado. A sociedade espera que a fragmentação dos processos não se torne uma estratégia para esconder as conexões entre o sistema financeiro e a política radical que tentou se consolidar no país através de negócios escusos.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians