454 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelam que o financista Jeffrey Epstein estruturou uma rede de aliciamento de jovens brasileiras para exploração sexual que operou por mais de dez anos. A investigação do jornal Estado de S.Paulo analisou mais de 30 mil arquivos do caso, incluindo e-mails, imagens e depoimentos do FBI, que apontam um padrão recorrente de viagens ao Brasil visando identificar aspirantes a modelo interessadas em carreira internacional. O esquema, que espelhava o modelo implementado por Epstein e Ghislaine Maxwell em Palm Beach, combinava promessas profissionais, apoio financeiro e intermediação de terceiros, com destaque para o papel do francês Jean-Luc Brunel, fundador da agência MC2, que esteve diversas vezes no país entre 2006 e 2019.
Um depoimento central colhido pelo FBI é o da contadora Maritza Vásquez, que afirmou que Epstein e Brunel contaram com uma intermediária local para levar ao menos quatro meninas a Nova York em 2006, duas delas menores de idade. Os arquivos mostram ainda que, após deixar a prisão em 2009, Epstein retomou contato com uma brasileira que posteriormente passou a atuar como recrutadora. Em e-mails de 2011, ela descreve o perfil de uma nova vítima do interior do Rio Grande do Norte, a quem Epstein ofereceu dinheiro para viabilizar a vinda aos EUA.
O músico britânico Ramsey Elkholy também aparece nos documentos propondo a compra parcial da revista L’Officiel Brasil para obter um "casting" de meninas, e afirmando ter um editor local "na palma da mão" para fotografar garotas por alguns milhares de dólares. A Mega Model Brasil, citada nos arquivos, negou qualquer vínculo com Epstein e afirmou ter rompido relações com a MC2 Models antes das denúncias. O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu investigação sobre os desdobramentos no estado.
Com informações do Estado de S.Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.