325 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) informou neste domingo (15) a morte de Renato Rabelo, aos 83 anos, um de seus mais importantes dirigentes históricos. Ex-presidente nacional da legenda entre 2001 e 2015, Rabelo enfrentava a evolução de um câncer e faleceu na manhã deste domingo, após período dedicado aos cuidados com a saúde, sem se afastar das atividades políticas e teóricas. Em nota, a direção partidária destacou sua trajetória de mais de 60 anos de militância, iniciada na União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a ditadura militar, passando pelo exílio na França após a Chacina da Lapa em 1976, até seu retorno ao Brasil com a anistia em 1979.
Reconhecido como formulador teórico e articulador político, Rabelo foi, ao lado de João Amazonas, um dos responsáveis pela construção da Frente Brasil Popular – formada por PT, PSB e PCdoB – que lançou, em 1989, a primeira candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência. Em 2025, ao apresentar a biografia de Rabelo, Lula o definiu como "uma das figuras mais relevantes da história política do Brasil", que dedicou a vida à luta por justiça social, igualdade e soberania nacional. A ex-presidente Dilma Rousseff, no mesmo livro, descreveu-o como "um baiano doce de alma revolucionária, que segue o melhor da tradição comunista, combinando ação e pensamento, teoria e combate".
Rabelo também fortaleceu as relações do PCdoB com países socialistas como China, Vietnã e Cuba, e presidiu a Fundação Maurício Grabois até 2025, quando se tornou presidente de honra. Deixa a esposa Conceição, os filhos André e Nina, e um legado de contribuições teóricas e políticas para a esquerda brasileira.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.