Coragem e denúncia: Janja revela ter sofrido assédio duas vezes como primeira-dama

Portal Plantão Brasil
4/3/2026 17:34

Coragem e denúncia: Janja revela ter sofrido assédio duas vezes como primeira-dama

0 0 0 0

185 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A coragem da primeira-dama Janja Silva ao expor sua própria vulnerabilidade sacudiu o cenário político nesta terça-feira (3). Em uma entrevista impactante ao programa "Sem Censura", a socióloga revelou ter sido vítima de assédio por duas vezes durante o atual mandato do presidente Lula. O desabafo serviu para ilustrar uma realidade perversa: se nem mesmo a mulher mais protegida do país, cercada por câmeras e segurança oficial, está imune à violência de gênero, o risco para as mulheres comuns em paradas de ônibus e no cotidiano é alarmante.

Janja utilizou o espaço para conectar sua experiência pessoal à urgência de políticas públicas eficazes. Como principal articuladora do pacto entre os Três Poderes contra o feminicídio, lançado em fevereiro, ela reforçou que a "engrenagem" do Estado precisa funcionar para que o acolhimento e as medidas protetivas não sejam apenas letras mortas no papel. Sua fala rebate a narrativa bolsonarista que tenta minimizar a violência contra a mulher, mostrando que o machismo estrutural não respeita cargos ou hierarquias.

Outro ponto crucial tocado pela primeira-dama foi a necessidade imediata de regulamentação das plataformas digitais. Janja destacou que o ambiente virtual tornou-se um terreno fértil para o discurso de ódio, atingindo violentamente mulheres, crianças e adolescentes. Para ela, a internet não pode ser uma "terra sem lei" onde a misoginia é monetizada e disseminada sem controle, servindo de combustível para agressões que transbordam para o mundo físico.

A revelação de Janja coloca o combate à violência de gênero no centro do debate nacional, humanizando uma estatística que muitas vezes é ignorada pela oposição radical. Ao se colocar como sobrevivente de episódios de assédio no exercício de sua função, a primeira-dama convoca a sociedade e as instituições a saírem da inércia. O foco agora se volta para o fortalecimento da rede de proteção, garantindo que o medo não seja a regra para as brasileiras.

Assista ao vídeo:


Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians