Acabou a mamata: Eduardo Bolsonaro vai sentar no banco dos réus do STF por traição e coação

Portal Plantão Brasil
3/6/2026 18:33

Acabou a mamata: Eduardo Bolsonaro vai sentar no banco dos réus do STF por traição e coação

0 0 0 0

1304 visitas - Fonte: PlantaoBrasil

O cerco judicial contra o clã golpista que tentou destruir a democracia brasileira ganhou um capítulo definitivo e amplamente celebrado pelas forças progressistas do país. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, liberou a ação penal e solicitou ao presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Flávio Dino, que paute o julgamento do deputado extremista Eduardo Bolsonaro. Prontamente, a data foi marcada para o dia 16 de junho, consolidando mais um passo fundamental na reconstrução institucional liderada pelo campo democrático sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O herdeiro da extrema direita é acusado formalmente pelo crime de coação no curso do processo, devido a uma vergonhosa e antipatriótica articulação internacional realizada em solo norte-americano. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o parlamentar agiu de forma criminosa nos Estados Unidos para pressionar autoridades estrangeiras e tentar sabotar o andamento das investigações legítimas que correm na Justiça brasileira. O plano do clã consistia em forçar sanções externas, suspensão de vistos e retaliações econômicas contra o próprio Brasil, na tentativa desesperada de paralisar os processos contra seu pai, o ex-presidente inelegível, e os demais envolvidos na trama golpista.

Ao dar andamento célere ao caso, o ministro Alexandre de Moraes reforça que nenhuma tentativa de intimidação ou interferência estrangeira ficará impune no país. A atuação nos bastidores de Washington para tentar criar um ambiente de instabilidade e constrangimento sobre os magistrados do Supremo é vista pela acusação como um nítido abuso das funções parlamentares em prol de interesses puramente privados e familiares. Com a liberação do processo, o colegiado da Primeira Turma analisará presencialmente as graves condutas do filho "Zero Três", que agora assiste ao esgotamento definitivo de suas táticas de blindagem política.

A militância progressista e os defensores da legalidade comemoram a proximidade do julgamento como um marco do fim da impunidade que imperou no antigo governo reacionário. O avanço do processo criminal simboliza que o tempo das chantagens contra a soberania nacional chegou ao fim e que a prestação de contas com a história é inevitável para os detratores da República.

Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians