HADDAD critica privatização da SABESP e diz que TARCÍSIO DE FREITAS faz contrato mal feito

Portal Plantão Brasil
12/6/2026 11:44

HADDAD critica privatização da SABESP e diz que TARCÍSIO DE FREITAS faz contrato mal feito

0 0 0 0

338 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ex-ministro Fernando Haddad desmascarou o projeto entreguista da extrema direita em São Paulo ao disparar duras críticas contra a privatização da Sabesp, conduzida pelo governador Tarcísio de Freitas. O petista e pré-candidato ao governo paulista afirmou categoricamente que o atual chefe do Executivo estadual é um "especialista em assinar contrato mal feito". O líder progressista alertou que as concessões desenhadas pela gestão direitista sacrificam o patrimônio público e penalizam diretamente o bolso e o bem-estar dos cidadãos mais necessitados.

Durante sua manifestação pública, Fernando Haddad questionou a seriedade dos acordos de infraestrutura firmados por Tarcísio de Freitas desde a época em que este comandava o Ministério da Infraestrutura. O petista relembrou que as concessões ferroviárias assinadas pelo bolsonarista foram tão mal projetadas que precisaram ser reavaliadas e corrigidas pelo governo federal, sob o acompanhamento rigoroso do Tribunal de Contas da União. Para ele, o processo que resultou na entrega do controle da Sabesp para o grupo Equatorial segue o mesmo modelo de irresponsabilidade e falta de zelo com os bens da população.

A condução desastrosa dos serviços essenciais sob a lógica do lucro privado foi o ponto central do posicionamento do aliado do presidente Lula. O ex-ministro citou episódios graves e recentes que demonstram a falência desse modelo privatista, como o assustador vazamento de gás e a explosão provocados por obras ligadas à Sabesp na capital paulista. Ele enfatizou que, enquanto o lucro das empresas privadas dispara, o cidadão comum sofre com torneiras secas, desabastecimento e descaso operacional generalizado, aproximando o futuro da água em São Paulo ao caos elétrico provocado pela Enel.

Diante do cenário de degradação dos serviços públicos promovido pelos seguidores do bolsonarismo, o pré-candidato progressista assumiu o compromisso de reavaliar minuciosamente as cláusulas da concessão da Sabesp, além de contratos de pedágios e outras ferrovias, caso vença a disputa eleitoral. Ele garantiu que um eventual governo do campo democrático não aceitará passivamente os termos prejudiciais impostos pela extrema-direita e vai passar em revista cada parágrafo para proteger o povo paulista de prejuízos históricos de longo prazo.

Fernando Haddad reforçou que a entrega do controle de uma companhia estratégica de saneamento básico atende exclusivamente aos interesses especulativos do mercado financeiro e de políticos oportunistas que buscam dinheiro rápido para gastar sem planejamento. O líder do PT enfatizou que a água é um bem essencial à vida humana e que sua gestão jamais tratará o direito à dignidade e à saúde pública como mercadoria a ser passada nos cobres para o enriquecimento de minorias ricas apoiadas pela direita radical.

Assista ao vídeo:

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians