Campanha de Flávio Bolsonaro teme que Alexandre de Moraes assuma processo de vídeo com IA

Portal Plantão Brasil
30/7/2026 14:42

Campanha de Flávio Bolsonaro teme que Alexandre de Moraes assuma processo de vídeo com IA

0 0 0 0

718 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Integrantes da campanha do candidato da extrema direita Flávio Bolsonaro (PL) demonstraram forte temor de que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, assuma a relatoria do processo envolvendo o vídeo de Jair Bolsonaro produzido por inteligência artificial. O material foi exibido na convenção que formalizou a candidatura presidencial do senador. A avaliação interna do grupo bolsonarista se intensificou após o ministro solicitar esclarecimentos formais sobre a origem do conteúdo e sobre quem deu o aval para a utilização da voz e imagem do ex-presidente.

Para complicar a situação do clã bolsonarista, o próprio Jair Bolsonaro negou ter autorizado a confecção da peça com recursos digitais. A declaração contraditória do ex-presidente adicionou um ponto central às apurações jurídicas sobre o uso indevido de sua imagem no evento do filho. Diante disso, ministros do STF já avaliam que o caso migrará para a Suprema Corte caso a Justiça Eleitoral não aplique as devidas punições aos responsáveis pela iniciativa.

A maior esperança da equipe de Flávio Bolsonaro é que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, evite classificar a gravação como deepfake. Essa tecnologia altera vídeos com o auxílio de inteligência artificial e teve sua aplicação proibida pela legislação eleitoral para o pleito. No entanto, a definição formal sobre o enquadramento do vídeo de Jair Bolsonaro gerado por computador será determinante para estabelecer as sanções cabíveis.

Apesar da expectativa dos aliados do senador da extrema direita, outros magistrados do TSE já sinalizaram a integrantes do STF que o vídeo desrespeitou as normas vigentes. Esse grupo de juízes pretende defender uma punição rigorosa no âmbito do próprio tribunal eleitoral. Na visão dessa ala, a forte pressão pública criará um obstáculo substancial para que Nunes Marques tente eventualmente liberar ou aliviar a responsabilidade sobre as imagens produzidas por inteligência artificial.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians