STF: Fachin exige resposta da PF em 24h sobre celular de Vorcaro e cerca Mendonça

Portal Plantão Brasil
13/9/2026 09:35

STF: Fachin exige resposta da PF em 24h sobre celular de Vorcaro e cerca Mendonça

0 0 0 0

833 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, deu um passo decisivo para solucionar o impasse travado em torno do acesso às provas do Caso Master. No âmbito da Petição 16.704, Fachin determinou neste sábado (12) que a Polícia Federal (PF) preste informações detalhadas, no prazo de 24 horas, sobre a custódia e as condições de conservação da mídia extraída do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro. A medida atende diretamente aos pedidos apresentados pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, que exigem acesso integral ao conteúdo antes do julgamento marcado para a próxima terça-feira (15).

A determinação de Fachin contorna a justificativa protocolada pelo relator da matéria, ministro André Mendonça. Mendonça alegou ao tribunal que possui apenas uma cópia de segurança em seu gabinete — mantida lacrada em disco rígido como contraprova para eventual perda do original — e sustentou que a responsabilidade primária pela guarda do aparelho e das mídias pertence à Polícia Federal. Ao acionar a corporação diretamente, Fachin busca verificar a viabilidade técnica e imediata de disponibilizar o conjunto probatório a todos os integrantes da Corte.

A decisão aumenta a pressão sobre a condução do inquérito às vésperas da sessão do Plenário. A cobrança por transparência radical ganha força com o respaldo da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também formalizou a necessidade de todos os ministros tomarem conhecimento prévio da totalidade das mensagens e relatórios. Com a contagem regressiva acionada para a Polícia Federal, o STF avança para decidir os desdobramentos das apurações do Banco Master com base no acesso irrestrito às provas.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Mais notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians