Zanin enquadra Mendonça, peita manobra e exige dados do celular de Vorcaro em seu gabinete hoje

Portal Plantão Brasil
13/9/2026 20:45

Zanin enquadra Mendonça, peita manobra e exige dados do celular de Vorcaro em seu gabinete hoje

0 0 0 0

1156 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ministro Cristiano Zanin deu uma verdadeira prensa na tentativa de André Mendonça de monopolizar as provas do caso e determinou que a Polícia Federal entregue, até as 23h deste domingo (13), uma cópia integral do celular apreendido com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Em ordem expressa encaminhada ao diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, Zanin desmoronou o bloqueio sobre as apurações da Operação Compliance Zero e garantiu que seu gabinete tenha acesso imediato a todo o acervo digital extraído do iPhone do empresário.

Na fundamentação da medida, Zanin rechaçou com firmeza a conduta do relator ao destacar categoricamente que “não existe hierarquia entre os ministros do Supremo” e que os elementos de prova pertencem ao Plenário da Corte, jamais a um magistrado individualmente. O ministro escancarou o absurdo da retenção das informações ao lembrar que os dados já haviam sido liberados até para a defesa do próprio investigado e compartilhados com a CPMI no Congresso, enquanto permaneciam bizarramente negados aos gabinetes dos magistrados que julgarão o processo na sessão desta terça-feira (15).

A investida firme de Zanin impõe um revés devastador às manobras de blindagem articuladas no tribunal para ocultar os arquivos de Vorcaro e limitar a atuação do plenário. Ao comunicar formalmente o presidente do STF, Edson Fachin, sobre a requisição, Zanin escancarou o caminho para que os demais ministros façam exigências idênticas, garantindo a paridade entre os pares e assegurando que o julgamento do esquema bilionário ocorra com absoluta transparência.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Mais notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians