10871 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Já mostramos aqui que a Petrobrás vale hoje 7 vezes mais do que valia em 2002. Agora é hora de desmascarar outra manchete recorrente na imprensa: as de que os lucros da Petrobrás estão cada vez menores.
Em 2000 e 2001, melhores anos da companhia sob o governo FHC, a petrobrás teve R$ 9,9 bilhões de lucro. Em 2010, último ano de Lula, chegou aos R$ 35 bilhões.
Veja o gráfico:
A partir daí, com as negociações sobre os royalties do pré-sal, o o governo federal passou a investir ainda mais na companhia. Estima-se que até 2015 mais de 200 bilhões de reais sejam investidos na companhia. E mais, a empresa deve dobrar de tamanho nos próximos 7 anos.
Por conta da desvalorização cambial e do aumento na importação de derivados o lucro passou a cair a partir de 2011 mas ainda é mais que o dobro dos melhores anos sob o comando de FHC. Não faremos comparações ao primeiro governo dele pois a intenção não é humilhar.
Além disso o governo "congelou" os preços dos combustíveis, que desde 2006 praticamente não sofreram reajustes (no fim de 2013, por exemplo, o reajuste foi de 4%).
fonte: IPC
Apesar de a média de lucro anual ser seis vezes maior durante o governo atual em comparação ao governo anterior, a imprensa prefere noticiar que a Petrobrás está quebrada.
O pior: quando há reajuste no preço, a notícia é dada em tom fúnebre, e o governo é malvadão. Quando não há reajuste, o governo é ruim porque o baixo preço de venda come o lucro da empresa.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.