Base aliada aprofunda estratégia de convocação para investigar Metrô de SP

Portal Plantão Brasil
10/4/2014 12:45

Base aliada aprofunda estratégia de convocação para investigar Metrô de SP

Enquanto é certo que dirigentes da Petrobras serão primeiros a ser chamados para depor, PT tem nomes de empresários e assessores dos governos tucanos que serão indagados sobre cartel no Metrô de SP

0 0 0 0

872 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual

Embora a CPMI da Petrobras só venha a ser formalizada e devidamente instalada na próxima semana, tanto oposição como base aliada preparam munição para dar início às investigações de interesse de cada lado. E, se no caso da Petrobras a convocação dos nomes dos diretores e da presidente da estatal, Graça Foster, estão praticamente definidos, por parte do PT, se sabe também quais serão os primeiros pontos das apurações. Durante reunião realizada na liderança do partido no Senado, na última terça-feira (8), senadores conversaram com deputados estaduais paulistas e técnicos do estado que repassaram informações e documentos sobre as investigações referentes a irregularidades envolvendo os contratos do Metrô de São Paulo.



O encontro, que durou aproximadamente duas horas, teve como coordenador o deputado estadual João Paulo Rillo, líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele fez um resumo para os senadores Humberto Costa (PT-PE), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Wellington Dias (PT-PI), Eduardo Suplicy (PT-SP), Delcídio do Amaral (PT-MS), José Pimentel (PT-CE) e Walter Pinheiro (PT-BA) sobre o processo. "Se as denúncias sobre o cartel envolvendo membros do governo paulista se tornarem objeto de investigação na CPI aprovada na CCJ do Senado, vamos subsidiar o Congresso Nacional da melhor maneira possível", destacou.



Segundo um senador que participou do encontro, também ficaram previamente acertados dois nomes de assessores ligados a secretários na gestão do ex-governador José Serra e do atual governador, Geraldo Alckmin, que serão convocados a depor. O esquema do cartel denunciado no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pela Siemens vigorou de 1998 a 2008 e abrangeu os governos dos tucanos Alckmin, Mário Covas e José Serra no estado de São Paulo.



Conforme os parlamentares que deverão participar da CPMI, a investigação também deverá abranger assessores dos ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda, ambos do DEM, do Distrito Federal, bem como os secretários de transportes das gestões.



Porto Digital



No Nordeste, as investigações passam pelos estados de Pernambuco e Paraíba – áreas eleitorais do presidente do PSB, Eduardo Campos. Na Paraíba, envolvem denúncias de irregularidades em contratos para os projetos de internet digital, dentro do chamado Jampa Digital, programa para internet grátis na cidade de João Pessoa, desenvolvido pelo atual governador Ricardo Coutinho (PSB), no período em que era prefeito da capital paraibana. Foi desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia na época em que o titular da pasta era Eduardo Campos.



Uma segunda investigação será focada nos projetos que são desenvolvidos no Porto de Suape por conta da refinaria de Abreu e Lima (PE), que já tiveram apontados superfaturamentos pelo Tribunal de Contas da União.



Só ficarão de fora dessa lista, projetos de Tecnologia da Informação que, mesmo tendo recebido recursos da União, tenham partido de iniciativas dos próprios estados e municípios, portanto não estão incluídas nas normas regimentais determinadas sobre investigações a serem feitas por CPIs.



STF



Ainda existem algumas incertezas em relação à instalação da CPI para apurar a Petrobras no Congresso. Mesmo a Comissão de Constituição e Justiça do Senado tendo autorizado que a comissão seja mista (formada por deputados e senadores, portanto, CPMI) e possa abranger outros temas, os parlamentares da oposição esperam resposta do mandado de segurança impetrado pela oposição no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade dessa abrangência.



A relatoria do mandado está nas mãos da ministra Rosa Weber, que costuma não ser tão ágil na definição de matérias jurídicas nesse sentido. Até o início da noite de quarta-feira (9) a ministra não tinha dado retorno sobre qualquer decisão.





APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians