609 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual
Está confirmada para o dia 13 de agosto a realização, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da sessão ordinária que vai eleger o ministro Ricardo Lewandowski presidente do tribunal, após a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, que deve sair em duas semanas. Em seguida, Lewandowski assume o cargo, mas como interino, já que ocupa atualmente a vice-presidência.
Após a publicação da aposentadoria de Barbosa no Diário da Justiça eletrônico, o Supremo tem de aguardar a segunda sessão ordinária para realizar a eleição, o que está previsto para 13 de agosto. Logo depois, o tribunal está autorizado a programar a solenidade de posse, que deve ocorrer uma semana depois.
Como este mês é de recesso do Judiciário, informações de bastidores são de que não têm sido realizadas muitas reuniões entre as equipes que farão a transição de uma gestão para outra, o que sempre resulta em trocas de cargos na diretoria do tribunal. Mas já estão sendo discutidos alguns remanejamentos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também passará a ser presidido pelo ministro, e em alguns departamentos do STF.
“As mudanças a serem feitas tendem a ser tranquilas e sem muito alarde”, ressaltou um ministro que compõe a Corte. A expectativa do colegiado é de que a posse de Lewandowski seja realizada rapidamente e em cerimônia marcada pela discrição.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.