Ministros contradizem Bolsonaro, mas interferência fica em segundo plano

Portal Plantão Brasil
13/5/2020 12:07

Ministros contradizem Bolsonaro, mas interferência fica em segundo plano

0 0 0 0

736 visitas - Fonte: GGN

Depoimentos de ministros recaem contra Bolsonaro, mas “interferência” fica em segundo plano

Ministros deixam claro que Bolsonaro "interferiu" em pastas e queria "proteger familiares e amigos". Mas nada disso teria gerado preocupação, pelo menos por parte de ministros do STF

Por Patricia Faermann -13/05/2020



Jornal GGN – Os depoimentos do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, causaram dobro impacto na investigação contra o presidente Jair Bolsonaro. Primeiro, por admitirem que o mandatário queria – ainda que vestida de uma suposta intenção positiva – “interferir” nos Ministérios, pressionando por atuações que o interessam. Segundo, que o presidente queria claramente “proteger seus familiares e amigos”.



Estas aspas são parte, inclusive, da transcrição das falas do general Augusto Heleno sobre a reunião ministerial do dia 22 de abril. O vídeo desta reunião foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) e no depoimento prestado pelos ministros nesta terça (12), os investigadores questionaram o general sobre o que o mandatário teria dito, naquele encontro de abril, sobre proteger seus familiares.





Não foi o ministro-chefe do GSI quem delatou Bolsonaro. Mas os próprios investigadores assim anteciparam sobre o que o vídeo mostrou da reunião que pode incriminar Bolsonaro:



“Perguntado [o general Heleno] sobre uma fala do presidente no vídeo da reunião do dia 22 de abril de 2020, exibido nesta data por ordem do STF, que, no entender da PGR se refere ao superintendente do Rio de Janeiro, em que o presidente fala em proteger seus familiares e amigos, e perguntado quem são esses familiares e amigos, o depoente respondeu que precisaria assistir ao vídeo para poder responder.”



Ou seja, Heleno não respondeu à pergunta dos policiais e procuradores nesta terça, mas os mesmos foram quem expuseram na transcrição do depoimento.





Entretanto, o fato de Jair Bolsonaro querer “proteger seus familiares e amigos” ficou em um supressivo segundo plano do noticiário sobre os depoimentos dos ministros. Isso porque a intenção do mandatário de querer misturar interesses pessoais na atuação de Ministérios e da Polícia Federal já não causaria novidade, nem mesmo ao próprio Supremo Tribunal Federal (STF).



Foi o que mostrou Monica Bergamo, em sua coluna desta quarta, ao mencionar que os ministros enxergavam com cautela as versões contra Bolsonaro, já que as falas do presidente naquele dia poderiam ter “várias interpretações”. E a “mais generosa” delas, segundo a visão destes ministros do STF ouvidos pela coluna da Folha, “é a de que Bolsonaro estava preocupado com a segurança da família” ou que “apenas queria blindar os filhos”.



A preocupação destes ministros, continua a coluna, seria as acusações de Bolsonaro ou de integrantes do governo, naquela reunião, pela queda ou prisão de membros do Supremo, que teria sido defendida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, ou a prisão de governadores e prefeitos, defendida por Damares.



Já a interferência de Bolsonaro nos Ministérios ou na PF para proteger familiares ou amigos ficaria em segundo plano nas percepções destes ministros. E é nesse sentido também que o depoimento do ministro Luiz Eduardo Ramos, sem querer incriminar seu superior, o presidente, expôs.



Ele admitiu que Bolsonaro atuou com “interferência” nos Ministérios, pressionando para que as pastas atendessem a seus pedidos. “Por ocasião da reunião do Conselho de Ministros, ao tratar da possibilidade de interferência nos ministérios, o presidente Jair Bolsonaro não excepcionou nenhum ministério dessa possibilidade, tampouco indicou exatamente a qual ministério se referia”, disse Ramos.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians