Sanções impostas a 27 autoridades e bancos russos pela União Europeia começam a gerar impasses em vários países

Portal Plantão Brasil
22/2/2022 16:00

Sanções impostas a 27 autoridades e bancos russos pela União Europeia começam a gerar impasses em vários países

0 0 0 0

655 visitas - Fonte: O Globo

LONDRES e GENEBRA— A União Europeia anunciou nesta terça-feira um pacote de sanções contra 27 pessoas, empresas e bancos russos, além de limitar o acesso do país aos mercados de capitais europeus. A medida, tomada depois que Moscou anunciou o reconhecimento formal de duas regiões separatistas no Leste da Ucrânia, foi anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que disse que o bloco está pronto para tomar mais medidas contra a Rússia se Moscou continuar aumentando sua atividade militar na Ucrânia.


— Nossa ação hoje é uma resposta clara às violações do direito internacional pelo Kremlin — disse Von der Leyen durante uma entrevista a jornalistas. — As sanções visam indivíduos, empresas e bancos envolvidos. Também proibimos o comércio entre as duas regiões separatistas e a UE e limitamos a capacidade da Rússia de levantar capital nos mercados financeiros.

Prometendo ainda mais sanções "se a Rússia continuar a escalar esta crise que criou", a presidente da Comissão Europeia disse que o bloco está pronto para dar um passo além e ainda elogiou a decisão da Alemanha, membro da UE, de suspender o projeto do gasoduto Nord Stream 2.

— A crise mostra como o bloco é dependente demais do gás russo. — UE deve diversificar fornecedores e investir maciçamente em energia renovável.


As medidas, até agora tímidas, também prevêem a proibição da negociação na Europa de títulos estatais russos e, de forma mais geral, "visam a capacidade do Estado e do governo russos de acessar os mercados e serviços financeiros da UE, para limitar o financiamento de políticas escaladas e agressivas", afirmou o bloco em comunicado.

— Podemos aumentar a intensidade dependendo dos eventos no terreno — disse mais cedo Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, acrescentando que o bloco coordenou sua ação com os Estados Unidos durante a noite de segunda-feira. — É o primeiro pacote, não o último.

Alguns países, como Áustria, Hungria e Itália, aliados mais próximos da Rússia no bloco, no entanto, pediam sanções mais limitadas em resposta à ação de Putin, de acordo com autoridades e diplomatas da UE.

O impasse é mais claro com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, cujo país depende da Rússia para grande parte de seu gás. Em entrevista a jornalistas, em Roma, Draghi disseque quaisquer sanções não devem incluir importações de energia.


Mais cedo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que o Reino Unido iria impor sanções a cinco bancos russos e três indivíduos de alta renda do país, incluindo o empresário Gennady Timchenko.

— Hoje o Reino Unido está sancionando os seguintes cinco bancos russos: Rossiya, IS Bank, General Bank, Promsvyazbank e Black Sea Bank. Estamos sancionando três indivíduos com patrimônio líquido muito alto — disse Boris na Câmara dos Comuns.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians