A Gazprom vai manter o fornecimento de gás para a Europa, através do território da da Ucrânia

Portal Plantão Brasil
30/3/2022 18:22

A Gazprom vai manter o fornecimento de gás para a Europa, através do território da da Ucrânia

0 0 0 0

368 visitas - Fonte: RT

A Gazprom continua a fornecer gás rotineiramente para a Europa via território ucraniano, disse o porta-voz da gigante russa de energia, Sergei Kupriyánov, citado pela TASS nesta quarta-feira.

O abastecimento é feito de acordo com os pedidos dos consumidores europeus , que para este dia 30 de março é de 109,5 milhões de metros cúbicos, o que corresponde aos abastecimentos ao abrigo da reserva de longo prazo para o trânsito de gás pela Ucrânia, detalhou o porta-voz.


Paralelamente, o fluxo de gás pelo gasoduto Yamal-Europa, que atravessa a Bielorrússia e a Polónia, caiu para zero na tarde de terça-feira no ponto alemão de Mallnow, segundo dados do operador Gascade. No entanto, o motivo dessa interrupção não foi divulgado.

Esta segunda-feira, pela primeira vez desde 15 de março, a Gazprom reservou parte da capacidade do gasoduto para 29 de março. No dia seguinte, a empresa russa fez outra reserva para 30 de março. No entanto, as entregas reais não são garantidas , pois a Gazprom nem sempre usa a capacidade reservada, observou a Reuters .


O gasoduto Yamal-Europa, juntamente com o gasoduto que passa pela Ucrânia e o Nord Stream 1, é uma das principais vias de fornecimento de gás russo para a Europa. O contrato de trânsito de longo prazo entre a Gazprom e a Polônia pelo gasoduto Yamal-Europe expirou em 2020 e, desde então, a gigante da energia reserva capacidade por meio de leilões.

Plano de emergência da Alemanha e recusa de pagamento em rublos
No dia seguinte à interrupção do fluxo no Yamal-Europa, a Alemanha ativou um plano de emergência para garantir o fornecimento de gás caso o fornecimento da Rússia cesse. O primeiro dos três níveis deste plano passa pela constituição de uma equipa de crise no Ministério da Economia que vai intensificar o acompanhamento da situação do abastecimento de gás, detalhou o vice-chanceler e ministro da Economia alemão, Robert Habeck, que reiterou que o país não pagará em rublos pelo gás russo .


-Na semana passada, Vladimir Putin ordenou que "países hostis" fossem cobrados pelo fornecimento de gás natural apenas em rublos, depois que várias nações ocidentais tomaram "decisões ilegítimas" de congelar ativos russos.
-No entanto, os países do G7 se recusaram a fazer pagamentos pelo fornecimento de gás na moeda nacional russa, dizendo que o pagamento em rublos "seria uma violação unilateral e clara dos contratos existentes", segundo Habeck.
-Nesta terça-feira, o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, reiterou que a única moeda que será aceita para o gás é o rublo. "As empresas devem entender que simplesmente precisam comprar rublos em troca de sua moeda - o euro ou o dólar - e pagar a gasolina em rublos. [...] ’De fato’, praticamente nada muda", disse ele.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians