440 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul foi assolado por uma série de eventos climáticos extremos, culminando em uma devastadora sequência de tragédias. Em menos de um ano, quatro desastres significativos abalaram o estado, com os mais recentes em junho, setembro e novembro de 2023, resultando em um total de 75 mortes. Esta semana, uma nova catástrofe elevou o número total de mortos para além de 100.
As inundações e chuvas extremas afetaram mais de 14,8 mil pessoas, obrigando muitas delas a buscar refúgio em abrigos ou com familiares e amigos. Estima-se que o impacto atingiu 154 municípios, revelando a vulnerabilidade de uma grande parte do território gaúcho.
Em junho de 2023, um ciclone extratropical impactou aproximadamente 2 milhões de pessoas, causando 16 mortes e desalojando milhares. Este evento sublinhou a intensidade e a amplitude dos desafios climáticos enfrentados pela região. Em setembro, um evento ainda mais catastrófico resultou em 54 mortes, marcando-o como o maior desastre natural da história recente do estado, afetando principalmente o Vale do Taquari.
Os especialistas, incluindo Francisco Eliseu Aquino da UFRGS e Gabriel Borges da Climatempo, apontam as mudanças climáticas e fenômenos como El Niño como catalisadores desses desastres. Eles destacam a interação entre temperaturas elevadas e a chegada de frentes frias como gatilhos para esses eventos extremos.
Em novembro, uma nova rodada de fortes chuvas provocou mais destruição, obrigando 28 mil pessoas a deixarem suas casas. As áreas mais afetadas foram novamente no Vale do Taquari, evidenciando um padrão recorrente de vulnerabilidade à fenômenos climáticos extremos.
A persistência das chuvas em maio de 2024 sugere que o estado pode estar enfrentando uma das maiores enchentes de sua história, possivelmente superando as marcas históricas de 1941 e 2023. Este cenário alarmante destaca a urgência de políticas mais robustas de mudança climática para proteger as comunidades mais vulneráveis.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.