Trump recua em ataques e chama Gustavo Petro de fantástico após reunião na Casa Branca

Portal Plantão Brasil
4/2/2026 12:02

Trump recua em ataques e chama Gustavo Petro de fantástico após reunião na Casa Branca

0 0 0 0

828 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Mesmo diante das diferenças ideológicas abismais, o pragmatismo internacional forçou Donald Trump a baixar a guarda. Nesta terça-feira, o presidente dos Estados Unidos recebeu Gustavo Petro no Salão Oval e, para surpresa de quem esperava um confronto, saiu do encontro tecendo elogios ao líder colombiano. Após meses de ataques públicos e ofensas diretas, Trump parece ter entendido que precisa da Colômbia, classificando o mandatário como "fantástico" em uma tentativa clara de acalmar as tensões bilaterais.

A mudança de tom é drástica. Trump, que vinha acusando a Colômbia de não fazer o suficiente contra o tráfico de drogas, agora afirma que a relação pessoal entre os dois é positiva e que pretende trabalhar em conjunto com Petro. Embora não tenha apresentado nenhuma medida concreta ou prazos para novos acordos, o americano admitiu que eles discutiram temas sensíveis, como sanções e cooperação regional, sinalizando um recuo estratégico diante da relevância de Petro na América Latina.

O encontro também abordou a situação da Venezuela. Ao ser questionado sobre o combate a grupos guerrilheiros no país vizinho, Trump foi contundente ao afirmar que "eles querem que façamos isso, e nós faremos". A declaração sugere que, apesar do verniz de amizade no Salão Oval, o governo dos EUA continua de olho nos movimentos geopolíticos da região, tentando amarrar a Colômbia aos seus interesses de segurança e defesa.

É curioso notar como o discurso de Trump mudou rapidamente após uma conversa telefônica em janeiro. Antes, o americano ignorava a soberania colombiana para fazer cobranças agressivas; agora, tenta vender a imagem de que "se deram muito bem". Para Trump, que nunca havia encontrado Petro pessoalmente, o tom conciliador parece ser uma forma de não ficar isolado em pautas críticas, como o controle da produção e envio de narcóticos, onde a Colômbia detém o controle territorial.

Assista ao video:



A reunião no Salão Oval serviu para mostrar que a diplomacia de Petro, pautada pela altivez, conseguiu dobrar a retórica explosiva da Casa Branca. Trump, conhecido por não aceitar críticas, preferiu o caminho do elogio público a manter uma guerra aberta com o principal aliado estratégico dos EUA no continente sul-americano. Discutiram questões bilaterais sem o detalhamento de pontos espinhosos, mantendo as aparências para os holofotes.

Agora resta saber se essa cortesia de Trump se traduzirá em respeito real às políticas de Petro ou se é apenas uma máscara temporária. O fato é que o "fantástico" Petro conseguiu sentar à mesa com o homem mais poderoso do mundo e sair de lá sem ceder aos ataques que vinha sofrendo meses atrás. O pragmatismo venceu a arrogância, e Trump teve que reconhecer a importância da liderança colombiana no cenário global.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians