181 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal planeja intensificar nos próximos meses o ritmo das operações que investigam suspeitas de irregularidades na destinação de emendas parlamentares. A estratégia tem como objetivo concentrar essas ações de grande impacto antes do início do período eleitoral, no segundo semestre, para evitar que sejam interpretadas como interferência política durante a campanha. De acordo com apuração, há um entendimento reservado tanto na PF quanto na Procuradoria-Geral da República de que o material já reunido pelos investigadores é robusto o suficiente para sustentar uma sequência mais frequente de operações, embora essas ações possam ampliar o desgaste na relação entre o Congresso Nacional e o sistema de Justiça.
Uma parcela expressiva dos casos está sob a relatoria do ministro do STF Flávio Dino, que desde sua posse em 2024 conduz ações ligadas às chamadas emendas de relator – declaradas inconstitucionais pelo tribunal. Em setembro do ano passado, foi Dino quem determinou à PF um pente-fino nas chamadas emendas Pix apresentadas por 92 políticos com mandato ou histórico recente no Congresso, para avaliar a abertura de novas investigações sobre crimes de corrupção e prevaricação. Sob sua alçada também está a Operação Transparência, que cumpriu mandados de busca e apreensão relacionados a Mariângela Fialek, assessora ligada ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira.
Além de Dino, outros ministros do STF têm autorizado medidas similares. Recentemente, a ministra Cármen Lúcia determinou mandados de busca e apreensão envolvendo o deputado federal Eduardo Velloso, em investigação sobre suspeitas de desvios em emendas Pix, com buscas em seu apartamento funcional. Outra frente relevante é a Operação Overclean, relatada pelo ministro Kassio Nunes Marques, que já atingiu prefeitos, deputados e servidores públicos em sua nona fase, apurando suspeitas de desvios de recursos de emendas e convênios, com foco no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, especialmente na Bahia. Três deputados federais baianos são alvos: Felix Mendonça Jr., Dal Barreto e Elmar Nascimento, todos negando irregularidades.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.