206 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Após retirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU em 2025, o governo Lula lançou o Protocolo Brasil Sem Fome, uma estratégia para integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência social e as políticas de segurança alimentar no combate à fome. A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, busca identificar famílias em insegurança alimentar grave por meio de ferramentas como a Triagem para o Risco de Insegurança Alimentar (Tria), aplicada na Atenção Primária à Saúde, e garantir seu encaminhamento prioritário a programas como o Bolsa Família.
O protocolo prioriza os 500 municípios com maior número de famílias em risco, oferecendo apoio técnico federal para a construção de fluxos integrados de atendimento e a criação de uma Cartografia de Respostas Locais. A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, destacou que a medida "qualifica a identificação das famílias e aprimora os fluxos de encaminhamento entre SUS, SUAS e Sisan", fortalecendo a atuação integrada nos territórios.
A adesão municipal é voluntária e inclui a assinatura de Termos de Aceite, com um projeto-piloto já em teste no Marajó, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão. A estratégia reforça o compromisso do governo Lula com a erradicação da fome, demonstrando que a superação deste desafio histórico exige articulação intersetorial, investimento em dados e a priorização absoluta dos mais vulneráveis nas políticas públicas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.