175 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (2) para saudar o Congresso Nacional pelo início do ano legislativo e demarcar o território das prioridades do governo Lula para 2026. Em uma mensagem direta aos parlamentares e à sociedade, Gleisi elencou um pacote de medidas que mistura demandas sociais populares com a necessidade urgente de resposta à violência, sinalizando que o Palácio do Planalto buscará uma postura ofensiva nas votações deste semestre.
Entre os pontos de maior destaque na agenda governista está a proposta pelo fim da escala de trabalho 6x1, uma bandeira histórica do movimento sindical que ganhou força na gestão petista. A ministra também citou a regulamentação do trabalho por aplicativos, buscando dar segurança jurídica a motoristas e entregadores. No campo da ordem pública, respondendo ao clamor por maior combate ao crime, o governo colocou como prioridade a PEC da Segurança e a Lei Antifacção, medidas que visam endurecer o cerco contra organizações criminosas e que dialogam diretamente com o discurso feito mais cedo pelo presidente Lula no STF.
Além da pauta doméstica, o governo realizou um movimento estratégico de política externa ao enviar hoje ao Congresso o texto final do Acordo Mercosul-União Europeia. Negociado há mais de duas décadas, o tratado é visto como um divisor de águas para a economia brasileira. Gleisi classificou o documento como "histórico e de grande impacto", indicando que o Executivo fará força tarefa para sua ratificação, consolidando a reinserção comercial do Brasil no cenário global.
A manifestação da ministra reflete a estratégia de articulação política para um ano que promete ser agitado. Ao colocar lado a lado pautas de bem-estar social e rigor na segurança, o governo tenta blindar-se das críticas da oposição e manter a iniciativa política. O envio imediato do acordo com a Europa também serve como um trunfo econômico, tentando garantir conquistas tangíveis enquanto as pautas mais polêmicas, como a reforma da jornada de trabalho, começam a tramitar nas comissões.
Saúdo o Congresso Nacional pelo ano Legislativo que começa hoje, com pautas muito importantes: o fim da escala 6x1, a PEC da Segurança, a Lei Antifacção e a situação dos trabalhadores em aplicativos são prioridades do governo do presidente @LulaOficial.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 2, 2026
Também hoje o governo…