277 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (3) um novo edital para a oferta de 3 mil bolsas de residência médica em 2026, a maior quantidade já registrada. A expansão faz parte do programa Agora Tem Especialistas e reforça o papel do governo, que já apoia mais de 60% dos residentes brasileiros – cerca de 35 mil profissionais – com um investimento previsto de R$ 3 bilhões para este ano. Paralelamente, foi lançado o programa Mais Médicos Especialistas, que prevê a seleção de 900 profissionais em 16 áreas prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral e oncologia clínica, para atuar em regiões remotas ou com alta vulnerabilidade social.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, a iniciativa, articulada com o Ministério da Educação, representa um “momento histórico no fortalecimento da formação e do provimento de profissionais para o SUS”. As bolsas são direcionadas a áreas estratégicas e vêm acompanhadas da criação de 806 novos programas de residência médica. Em 2025, houve crescimento de 15% nas vagas de cirurgia oncológica e neurologia pediátrica, 14% em oftalmologia e 10% em radioterapia. Das 900 vagas de especialistas, 401 serão ofertadas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com inscrições abertas até 19 de fevereiro, e a expectativa é alcançar 1.500 médicos especialistas atuando no SUS.
O edital de 2026 também oferece 1 mil bolsas para formação multiprofissional, abrangendo enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, totalizando mais de 16 mil profissionais com formação apoiada pelo ministério. A política de bolsas, que havia sido paralisada em 2022 com oferta limitada, é agora retomada em larga escala – em 2021, foram concedidas apenas 300 bolsas. Com o programa Agora Tem Especialistas, o governo prevê 4 mil vagas em 2026, buscando reduzir o déficit histórico de especialistas e ampliar a oferta de atendimento de média e alta complexidade no SUS de forma equitativa.
Com informações da Agência Gov
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.