PGE não vê fake news em publicação da ex-ministra Damares contra Lula e o PT

Portal Plantão Brasil
25/8/2022 16:09

PGE não vê fake news em publicação da ex-ministra Damares contra Lula e o PT

0 0 0 0

446 visitas - Fonte: O Estadão

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) disse ser contra a decisão que mandou apagar postagens da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que atribuíram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma política de estímulo ao uso de drogas.


LEIA TODA A MANIFESTAÇÃO DA PGE
aqui

Os vídeos compartilhados nas redes sociais resgatam uma cartilha distribuída nos governos petistas com diretrizes para pessoas que não querem ou não conseguem abandonar o vício. As orientações de redução de danos são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As publicações, no entanto, dizem que o material “ensinava jovens a usar crack”.


Na semana passada, o ministro Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendeu a um pedido da coligação Brasil da Esperança e notificou as redes sociais para excluírem com urgência as publicações. Ele disse que a ex-ministra espalhou informações falsas.

O vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco se contrapôs ao ministro e afirmou que não vê “manifesta e clara inverdade” nas publicações. “A interpretação crítica de política pública assumida por determinado governo não se insere na moldura normativa de ‘fato sabidamente inverídico’”, escreveu.


O parecer da PGE diz ainda que a crítica no período de campanha, “ainda que enfática e eventualmente corrosiva”, faz parte do debate público eleitoral e merece “tolerância especial”. Para o vice-procurador Eleitoral, não é possível censurar críticas baseadas em “premissas aceitáveis numa sociedade com concepções plurais do bem comum”.

“A manifestação da representada sobre temas atinentes a atividade governamental de opositores políticos, assim, merece ser encarada como abrangida pela liberdade de expressão”, defendeu.

A coligação de Lula acionou o TSE pedindo a remoção das postagens e alegando que as informações são falsas e deveriam ser enquadradas como propaganda negativa antecipada contra o petista.


COM A PALAVRA, O ADVOGADO FLÁVIO BRITTO, QUE REPRESENTA DAMARES

“A análise foi equilibrada, cumpriu todo um rigor técnico, distante das paixões das campanhas. O Brasil tem uma Justiça Eleitoral que avalia e julga as demandas jurídicas político-partidárias com total isenção e zelo pela legislação eleitoral.”

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians