Safatle e os que negam a ditadura

Portal Plantão Brasil
18/3/2014 10:33

Safatle e os que negam a ditadura

0 0 0 0

1363 visitas - Fonte: Conversa Afiada

O Conversa Afiada reproduz trechos de excelente artigo de Vladimir Safatle, que, na Folha (*), convive com legítimos exemplares do que chama de “esgoto do conservadorismo nacional”:





NEGACIONISMO



“Há quase 50 anos, o Brasil assistiu a um golpe militar que impôs a pior ditadura de sua história, responsável por crimes contra a humanidade, terrorismo de Estado, censura e arbítrio.”



Essa frase deveria ser atualmente a descrição de fatos históricos, aceitos como evidências.



(…)



No entanto, para setores expressivos, … a frase “não é bem assim”…



Sim, agora temos uma literatura negacionista “made in Brazil”.



(…)



Não é de se estranhar que, dos esgotos do conservadorismo nacional, apareça novamente esse cortejo de fetichistas de quartéis, apolíticos amantes de políticos de direita, defensores da família brasileira com sua produção em série de neuróticos e membros do Grupo Armado do Menino Jesus.



(…)



VLADIMIR SAFATLE



O Conversa Afiada se permite interpretar ponto do imperdível artigo de Safatle – de fato, “Grupo Armado do Menino Jesus” merece ter o Fernando Henrique à frente !



Por exemplo: quem é o mais ilustre defensor da tese de que “não é bem assim” ?



Que “excessos” ?



Houve dos dois lados !



Quem diz que Geisel e Golbery foram os verdadeiros construtores de democracia brasileira ?



Que Jango caiu porque quis, ou melhor, porque só pensava em pernas – de cavalos e coristas ?



É o colega de Safatle, Elio Gaspari, que, vez por outra, mostra na Folha e no Globo (!) ilimitada indignação com a tortura !



Faz parte da barganha que firmou com Heitor de Aquino, dono dos arquivos do Golbery: você me dá os documentos e eu faço a melhor biografia possível do teu chefe.



Agora, tortura, não !



Sou contra !



A prolífica obra “negacionista”, como diz Safatle, mereceu ampla cobertura do PiG (**) e suas editoras.



Não fossem membros da resistência como Safatle e Chico Otávio, a democracia brasileira, que aceita tudo, elevaria Gaspari à categoria de Joaquim Nabuco …



Sobre Chico Otávio, não perca “Rubens Paiva bate à porta do Supremo”.





Em tempo: quem cunhou a expressão “ditabranda” foi a Folha ou foi Gaspari ? Ou melhor, quem construiu o raciocínio que levou à expressão “ditabranda” ?



Em tempo2: sobre a versão “bolinha de papel” da queda de Jango, não deixe de ler o que diz o trapezista Padim Pade Cerra, aquele que saiu do Estado Nacional do Chile direto para a Universidade de Cornell nos Estados Unidos. Isso é que foi acrobacia !



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians