1078 visitas - Fonte: UOL
O ex-presidente Jair Bolsonaro teria confirmado a um repórter da CNN que incorporou um estojo de joias dadas pela Arábia Saudita ao acervo pessoal dele.
O posicionamento de Bolsonaro
A informação foi divulgada na tarde de hoje na TV e no portal da CNN. Segundo o jornalista Leandro Magalhães, Bolsonaro confirmou que recebeu um estojo com uma caneta, um anel, um relógio, um par de abotoaduras e um terço.
"Não teve nenhuma ilegalidade. Segui a lei, como sempre fiz".
(Jair Bolsonaro, sobre estojo incorporado em seu acervo pessoal, à CNN)
A princípio, Bolsonaro teria alegado à CNN que o estojo foi entregue ao departamento de documentação do Palácio do Planalto, sendo enviado para o presidente no mesmo dia para "conferência" e passado ao seu acervo privado em seguida.
A declaração de Jair Bolsonaro é posterior à repercussão da denúncia, feita pelo ontem pelo jornal O Estado de S.Paulo que afirma que o ex-presidente recebeu pessoalmente e está com um segundo pacote de joias dado pelo governo da Arábia Saudita ao então chefe do Executivo brasileiro, e que foi trazido de forma ilegal para o país.
Segundo a GloboNews, policiais federais já tiveram acesso a um documento que aponta que os itens foram computados como bens pessoais de Bolsonaro. No entanto, a legislação diz que deveriam ser patrimônio do Estado.
O Estadão também divulgou na semana passada a história de um outro estojo de joias no valor de R$ 16,5 milhões, presenteado a Michelle Bolsonaro, que foi apreendido pela Receita Federal após a chegada da comitiva brasileira de uma viagem à Arábia Saudita. Bolsonaro teria feito ao menos oito tentativas de recuperação dessas joias.
O ex-presidente atuou pessoalmente para reaver as joias de R$ 16,5 milhões; ele chegou a enviar um sargento da Marinha, em avião da FAB (Força Aérea Brasileira), gravado tentando recuperar os itens na Receita Federal. Três ministérios também foram acionados, sem sucesso.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.