1746 visitas - Fonte: DCM
A atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de ao menos 30 notícias falsas que tiveram grande repercussão entre fiéis e líderes religiosos. Os dados foram obtidos após a realização de levantamento do Globo, feito com base em análises do Coletivo Bereia, agência de checagem de fatos.
Os textos, carregados de informações falsas, em sua maioria, são de cunho religioso. O tema mais frequente, representando 27%, é a narrativa de que o governo Lula estaria ameaçando a liberdade religiosa e favorecendo a “cristofobia”, termo utilizado para definir uma suposta perseguição aos cristãos no Brasil, movimento sobre o qual não há registros.
Ainda neste mês, passou a circular que projetos religiosos, tais como a arte sacra, haviam sido excluídos da Lei Rouanet pelo petista.
O pastor Paulo Marcelo Schallemberger, cotado para assumir um cargo na Secretaria-Geral da Presidência voltado ao setor religioso, também foi alvo da propagação de mentiras. Paulo teve vídeos retirados de contexto por um site religioso. Uma declaração sobre a importância do diálogo entre o PT e as igrejas originou a notícia falsa de que o governo Lula desejava criar escolas progressistas para pastores.
Também circularam afirmações falsas sobre as ministras Nísia Trindade (Saúde) e Cida Gonçalves (Mulher), que, segundo a versão disseminada via WhatsApp e outras plataformas, seriam responsáveis por liderarem a legalização do aborto.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.