1423 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O jornal francês Le Monde publicou um artigo nesta terça-feira (31) destacando a influência política de Rosângela da Silva, conhecida como Janja, a primeira-dama do Brasil. A publicação fez uma analogia curiosa, referindo-se a ela como a "vice-presidente brasileira", em reconhecimento ao seu papel ativo nas decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Passaram-se meses, quase um ano, e Rosângela da Silva não saiu dos palcos, muito pelo contrário. Aos 57 anos, ela se tornou até uma das figuras políticas mais influentes do país", destacou o Le Monde, conforme reportado pelo jornal O Globo.
O artigo menciona que Janja tem liderado iniciativas notáveis, incluindo a luta contra o feminicídio. Neste contexto, foi citada a sanção de uma lei pelo presidente Lula que estabelece o pagamento de uma pensão especial destinada a filhos e dependentes de mulheres vítimas de feminicídio.
Além disso, a primeira-dama teve influência na montagem da equipe ministerial de Lula, participando da escolha da chefe da pasta da Cultura, Margareth Menezes. A localização do gabinete de Janja no Palácio do Planalto, próximo ao de Lula, foi apontada pelo Le Monde como um símbolo de seu protagonismo.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.