Lula não falou sobre Essequibo com presidente da Guiana e não tratrá disso com Maduro

Portal Plantão Brasil
29/2/2024 15:45

Lula não falou sobre Essequibo com presidente da Guiana e não tratrá disso com Maduro

0 0 0 0

248 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em encontro bilateral com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, em Georgetown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a questão territorial envolvendo a região de Essequibo e a Venezuela não foi tema de discussão. Lula, reiterando seu compromisso com a paz e o desenvolvimento, enfatizou que o foco do diálogo com Ali concentrou-se em investimentos e cooperação para o progresso mútuo. Ele também adiantou que não pretende abordar o assunto na futura reunião com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), mantendo a postura de que o Brasil está pronto para mediar o diálogo quando as partes envolvidas considerarem apropriado.

Lula expressou a disposição do Brasil em contribuir para uma solução pacífica do conflito secular, que já foi objeto de deliberações na Justiça internacional e na ONU. Ele reconheceu a complexidade do desafio e a possibilidade de que a resolução ainda possa levar décadas, sublinhando, contudo, que a violência não é caminho para a resolução do impasse. O presidente enfatizou a importância de manter a América do Sul como uma zona de paz e trabalhar por um mundo mais solidário e com menos sofrimento.

A região de Essequibo, rica em recursos naturais e biodiversidade, tem sido fonte de tensão entre a Venezuela e a Guiana, com recentes movimentos pela Venezuela reacendendo o conflito. Após seu compromisso na Guiana, Lula seguirá para São Vicente e Granadinas, onde participará da cúpula da Celac, buscando fortalecer o diálogo e as relações diplomáticas na região.

Com informações do Brasil 247



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians